Vereadores Mirins são diplomados e empossados durante Sessão Especial

Notícias 18/05/2017
Vereadores Mirins são diplomados e empossados durante Sessão Especial
Fotos: Jessica Rosso Texto: Daniela Savi

Em Sessão Especial foram diplomados os 84 candidatos e eleita a nova mesa diretora mirim para o ano de 2017. A cerimônia de diplomação e posse ocorreu no SISERP (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma) e teve a presença de pais, professores, alunos e autoridades. Houve duas chapas inscritas e com nove votos a oito a chapa vencedora foi a de número 1 composta pelos mirins: presidente Erick Luís da Rosa Urbano (SATC), vice-presidente Davi Spillere Comin, primeiro secretário Alexandre Gomes de Oliveira (José Contim Portella), e segundo secretário Pedro Luckas Barbosa de oliveira (Unesc). A primeira sessão mirim ocorrerá dia 6 de junho, às 15h, na Câmara de Vereadores.

O presidente mirim eleito na noite de hoje agradeceu, em seu discurso, a oportunidade que a Câmara Municipal de Criciúma oferece por meio do projeto Câmara Mirim, que é a chance de conhecer a fundo e de participar ativamente da vida política do município, possibilitando-nos exercer e desenvolver os conceitos de cidadania e liderança.

“Agradeço também aos diretores e professores das escolas participantes que nos incentivaram a vivenciar esses momentos de grande crescimento pessoal. Um agradecimento especial aos nossos pais que nos permitiram e nos acompanharam nesse processo. Como Vereador Mirim, agradeço a todos os estudantes das escolas que compareceram as urnas. sem eleitor, não existiria vereador. Estamos aqui para representá-los. Juntos, trabalharemos para viabilizar melhorias às nossas unidades escolares e aos bairros onde vivemos. como presidente desta legislatura, agradeço aos colegas vereadores a confiança que me é depositada neste desafio de representar a legislatura mirim 2017”, destacou.

O vereador Aldinei Potelecki (PRB), coordenador do projeto neste ano, enfatizou a importância do empenho dos pais, dos professores, para a eleição. Ele parabenizou a vereadora Camila Nascimento (PSD) que trouxe o projeto ao Legislativo Criciumense. “Ele estimula a participação, a cidadania, o civismo, e faz com que os jovens tenham senso critico mais apurado e com que a nova geração tenha cada vez mais lideranças. Sou vereador de primeiro mandato e tive a honra de poder estar à frente do projeto. É o momento onde pode surgir novas lideranças, com pensamento novo, voltado à pratica da boa política”, disse. Ele pediu ainda atenção à administração municipal para as indicações e requerimentos feitos pelos vereadores mirins.

A secretária de Educação Roseli de Lucca Pizzolo pediu para que os alunos se empenhem e sejam candidatos. “Tenho certeza de que o prefeito irá ter um olhar especial em todos os pedidos. Pensem bem nos pedidos. Sucesso para vocês e a secretaria está à disposição. Levem os projetos para as suas escolas, e ajudem às escolas a participarem”, ressaltou.

O presidente da casa, vereador Julio Colombo (PSB) a importância de apostar na juventude. “Os vereadores mirins vão ter a oportunidade de conviver com o Poder Executivo também. Ali será o momento de vocês trazerem também, não só os problemas da comunidade escolar, mas das suas localidades”, mencionou.

Também estiveram presentes os vereadores Ademir Honorato (PMDB), Allison Pires (PSDB), Camila Nascimento (PSD), Geovana Benedet Zanette (PSDB), Júlio Kaminski (PSDB), Miri Dagostim (PP), Zairo Casagrande (PSD), Paulo Ferrarezi (PMDB), Tita Beloli (PMDB), e Salesio Lima (PSD).