Vereadores fiscalizam obras na Unidade de Pronto Atendimento no Bairro Próspera

Notícias 12/04/2018
Vereadores fiscalizam obras na Unidade de Pronto Atendimento no Bairro Próspera
Fotos: Vivian Patrício Texto: Vivian Patrício

Após oito anos em construção, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), localizada no Bairro Próspera está seguindo para reta final. Com aproximadamente 90% da obra concluída, os vereadores Ademir Honorato (MDB), Miri Dagostim (PP) e Dailto Feuser (PSDB) visitaram a unidade nesta tarde (12/04), e ficaram otimistas com o resultado. A obra tem previsão para inauguração em meados do mês de maio/2018.

A unidade será administrada pelo Instituto Maria Schmitt e terá a capacidade de receber de 150 a 300 pacientes por dia.

A UPA 24H faz parte da Rede de Atenção às Urgências. Seu objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a Atenção Básica e a Atenção Hospitalar. Desta forma, a população terá melhor atendimento à saúde, com menor fila nos prontos-socorros de hospitais, além de aumentar a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O vereador Miri Dagostim, evidenciou a importância de acompanhar a obra de perto e ressaltou também o benefício que a inauguração da unidade trará para o município de Criciúma. “No primeiro momento, acredito que vá esvaziar um pouco as unidades de saúde de cada bairro, porque todas as emergências virão pra cá”, explica o parlamentar.

O presidente da Comissão de Obras Ademir Honorato destacou o intuito e a relevância da visita à unidade. Devido aos embargos na obra por falta de verba e ação das empreiteiras, o parlamentar, por meio de requerimento, vai solicitar informações ao Executivo sobre os valores investidos. “Como nós sabemos, a obra já foi aditivada três vezes porque na primeira vez que foi feita ficou abandonada, depredaram e quebraram bastante coisa, ou seja, isso é dinheiro público mal cuidado”, ressalta o vereador.

“A inauguração da UPA hoje será de suma importância para o município já que será intermediária entre os postos 24h e o Hospital São José. Atualmente, apenas na unidade 24h da Próspera suporta cerca de cinco mil atendimentos por mês”, finaliza a secretária municipal de Saúde Francielle Lazzarin.