Vereador Mirim tem requerimento atendido pelo Executivo

Notícias 16/10/2018
Vereador Mirim tem requerimento atendido pelo Executivo
Fotos: Talita Grassi Texto: Comunicação Câmara

A implantação dos anos finais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Prof. Francisco Skrabski foi pauta de discussão na Sessão Mirim deste ano. O vereador mirim Daniel Silva Rodrigues, estudante do 5º ano do Colégio foi quem apresentou o requerimento, que foi atendido pelo Executivo, recentemente.

Pouco mais de dois meses após a reivindicação, a Prefeitura do Município, juntamente com a Secretaria de Educação, sinalizou positivamente ao requerimento do mirim que pede a inserção do 6º ao 9º ano na grade curricular da escola.

A implantação se dará de forma gradual, ou seja, a cada ano uma série será inserida na grade escolar dos alunos até que, em 2022, todas as fases do Fundamental estejam disponíveis para a comunidade do bairro Argentina.

Até então, os alunos que completavam a 5ª série, precisavam procurar outras escolas da região e essa transferência foi a principal motivação do vereador mirim. “Poucas mães conseguem vaga nas outras escolas que são muito longe, os pais tem que pagar transporte público e as duas escolas mais próximas são longe daqui. Fiquei muito alegre quando fiquei sabendo que consegui ajudar a escola”, afirmou Daniel.

Para o presidente do Legislativo, vereador Julio Colombo (PSB), a participação dos mirins beneficia não só aos integrantes do projeto, mas as escolas e as comunidades. “Diferente do que muitas escolas possam pensar o vereador mirim não vem trazer problemas para as instituições, eles vêm ajudar a direção no sentido de melhorar as condições das escolas, como nesse caso”, ressaltou o presidente.

Daniel, assim como os demais colegas que concluem a série no final do ano, poderão agora permanecer na escola, próximo de casa. Para a vereadora e coordenadora do projeto Câmara Mirim, Geovana Zanette (PSDB), o engajamento dos vereadores mirins e das comunidades são destaques do projeto. “É enorme a importância de o vereador Daniel participar e de todos os outros vereadores, comunidades e do Governo Municipal que está fazendo um esforço para atender todos os requerimentos e indicações dos vereadores mirins”, afirmou a vereadora.

A atual sala de informática do colégio deve começar a ser preparada para receber os alunos do 6º ano em 2019. Para os próximos anos, novas salas deverão ser construídas para comportar todas as turmas.

Confira a matéria também em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=bJfzCM9I94A&t=11s