Unesc é lembrada pelos 20 anos de atividades

Notícias 21/11/2017
Unesc é lembrada pelos 20 anos de atividades
Fotos: Clara Fernandes Texto: Daniela Savi

Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) vai receber na próxima semana placa de Moção de Aplauso pelos 20 anos de atividades. A honraria, de autoria do vereador Julio Kaminski (PSDB), foi aprovada na sessão de hoje (21/11). Ainda na noite de hoje a reitora Luciane Ceretta e o vice-reitor usaram o espaço destinado a Tribuna Livre, para falar das ações realizadas na universidade. Pró-reitores, professores e alunos também estiveram presentes.

A instituição é destaque em todas as áreas em que atua, reforçando sua característica de Universidade Comunitária, realizando atividades e ações que contribuem para o desenvolvimento regional, com a marca de melhor universidade não estatal de Santa Catarina segundo o RUF (Ranking Universitário Folha) 2017 e como a 18ª melhor instituição não estatal do Brasil.

A história da Unesc inicia em 22 de junho de 1968, quando a Lei Municipal 697 criou a Fucri (Fundação Educacional de Criciúma). Na época, o prefeito de Criciúma era Ruy Hülse e foi ele o primeiro diretor da Fucri. Já como Universidade, a Instituição teve como reitores Edson Rodrigues, Antônio Milioli Filho e Gildo Volpato.

Atualmente, a instituição é liderada pela professora doutora Luciane Ceretta. Segundo ela, a Unesc está comprometida desde a sua criação com um projeto pedagógico que associa a qualidade acadêmica, cientifica e tecnológica. Afirma a Reitora: “A condição de Universidade nos coloca num patamar diferenciado porque congrega o ensino, a pesquisa e a extensão à formação acadêmica. Exemplos marcantes da atividade acadêmica da Unesc como Universidade podem ser coletados no plano de desenvolvimento institucional dos últimos dez anos. As conquistas nesse período foram marcantes”.

A Unesc entende que o diálogo entre educação e cultura é fundamental para formar alunos comprometidos em construir uma sociedade com valores de justiça, solidariedade e de diversidade. A Universidade está atenta a programas que qualifiquem a matriz curricular de seus cursos. A Unesc aderiu ao Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, promovido pelo Ministério da Justiça e Direitos Humanos, e pelo Ministério da Educação e que busca promover a educação em Direitos Humanos no Ensino Superior envolvendo alunos, professores e funcionários. São 20 anos de formação cidadã para além da formação profissional de excelência”.

A Unesc possui mais de 97% dos cursos de graduação avaliados com conceitos 4 ou 5 – sendo o conceito máximo 5 – pelo MEC (Ministério da Educação). Na extensão, realiza 122 projetos de extensão comunitária, com 306 bolsas de estudo para estudantes de graduação. A Universidade figura ainda no seleto grupo formado por 22% das 4.175 Instituições de Ensino Superior brasileiras que obtiveram aumento no conceito de qualidade de seus PPGs (Programas de Pós-Graduação) na avaliação da Capes. Possui ainda o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) que realiza parcerias e presta serviços para municípios da região e empresas de diversos estados brasileiros.

A solenidade de instalação oficial da Universidade Unesc ocorreu em 19 de novembro de 1997, no Teatro Elias Angeloni, em Criciúma. A instituição foi reconhecida oficialmente pela Resolução No 35/97, publicada no Diário Oficial de 4 de novembro daquele ano.