Secretário do Estado de Saúde é lembrado no Legislativo

Notícias 10/04/2018
Secretário do Estado de Saúde é lembrado no Legislativo
Fotos: Daniela Savi Texto: Daniela Savi

Com a iniciativa do Presidente da Câmara Julio Colombo (PSB), na sessão de hoje (10/04), foi apresentada uma proposição por meio de moção, aplaudindo o Secretário do Estado de Saúde, Acélio Casagrande pelos relevantes serviços prestados ao município de Criciúma e ao estado de Santa Catarina. A proposição foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

“Essa homenagem vai muito além de uma sigla partidária. É para o homem, Acélio Casagrande, que tive o prazer de conhecer muito antes de ele entrar na política. Contribuiu e continua contribuindo e muito para a saúde do Estado de Santa Catarina. É o homem certo no lugar certo. Essa homenagem é muito pouco pelo trabalho que você dedica aos hospitais e pela saúde do Estado”, disse o autor da Moção, vereador Julio Colombo. Outros vereadores também subiram à Tribuna para prestar homenagem ao secretário.

“Muito obrigado a todos. Nosso trabalho é salvar vidas, transformar vidas, com muito esforço, empenho e dedicação. Só tem um motivo para a gente trabalhar tanto: tirar as pessoas do sofrimento”, comentou o secretário Acélio Casagrande.

Acélio Casagrande nasceu em 1º de dezembro de 1961, em Criciúma, no Bairro Sangão. Sua carreira política iniciou em 1993, quando foi convidado pelo ex-prefeito de Criciúma, Eduardo Pinho Moreira, a ser Chefe de Gabinete. Oito meses depois, era nomeado Secretário Municipal de Saúde e mais tarde, Secretário da Fazenda.

Em 2001, foi eleito o Vereador mais votado de Criciúma. Foi Secretário de Desenvolvimento Regional por duas vezes e Deputado Federal na Legislatura de 2007 a 2011. Entre 2011 e 2012 foi Secretário de Articulação Nacional, com forte atuação em Brasília. Logo em seguida, assumiu como Secretário Adjunto do Estado da Saúde, cargo ocupado até 2014. Em 19 de janeiro de 2018 foi empossado Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina.

Como Secretário Municipal de Saúde de Criciúma colocou a saúde da cidade entre as cinco melhores do país na categoria Excelência, sendo homenageado com o Prêmio Saúde Brasil. Implantou o Programa Disque-Ambulância 24 horas (hoje Samu). Instalação da UTI Neonatal do Hospital Santa Catarina. Inauguração do Primeiro Acelerador Linear do Hospital São José de Criciúma.

Como Deputado Federal, defendeu as causas da região Sul de Santa Catarina, dando especial atenção às questões da saúde e do desenvolvimento.

Na Secretaria Regional Acélio Casagrande articulou para a viabilização do Centro de Eventos José Ijair Conti, pavimentação do Anel de Contorno Viário e do acesso sul de Balneário Rincão. Esteve à frente da instalação do Centro de Radioterapia e Oncologia do Hospital São José.

Como Secretário Adjunto do Estado da Saúde, definiu junto ao Ministério da Saúde a implantação de mais cinco aceleradores lineares para o tratamento de radioterapia, vinte leitos de UTI, oito novas salas cirúrgicas e mais de setecentos leitos em hospitais, regulando o sistema, implantando as Centrais de Regulação de Santa Catarina. Ampliou de quatrocentos, para mil e cem, o número de funcionários do Samu. Viabilizou o Centro de Reabilitação Físico e Mental na Unesc – Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Na Secretaria do Estado da Saúde, vem desenvolvendo a seguintes ações: efetivação da Regionalização da Saúde, tirando as ambulâncias das estradas, organizando os serviços em cada região do estado, reduzindo custos dos contratos e otimizando recursos. O Projeto Ver já realizou 3.400 cirurgias de catarata, além da reestruturação do Serviço Móvel de Urgência - Samu e da integração completa do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) que deve ocorrer até maio de 2018.