Notícias

Projetos sociais em pauta na última Sessão Mirim deste ano

05/12/2017 Projetos sociais em pauta na última Sessão Mirim deste ano
Fotos: Daniela Savi Texto: Câmara Criciúma

A última Sessão Mirim desta legislatura ocorreu na tarde desta terça-feira (05/12). Os parlamentares receberam durante a tribuna livre o presidente do projeto social ATON, Adriano Simão Ribeiro. O programa promove, em parceria com a comunidade, ações voltadas ao público infantil. O presidente do projeto ressaltou a importância de investir em atividades sociais.

 

“Precisamos olhar para o lado social, principalmente nos bairros carentes”, frisou. Os vereadores subiraram a tribuna para questionar o presidente sobre as atividades desenvolvidas no projeto.

 

Despedida dos mirins

Durante o horário político os parlamentares relembraram as atividades desenvolvidas durante o ano e agradeceram pela oportunidade de representar uma cadeira no Legislativo. “Obrigado a todos os vereadores, os membros do projeto Câmara Mirim, e a todos os funcionários da Casa que nos auxiliaram e ensinaram este ano”, enfatizou o presidente mirim Erick Urbano.

 

O presidente da Casa, vereador Julio Colombo (PSB), enalteceu a coragem dos mirins em enfrentar o desafio e desejou sucesso aos jovens.  “Espero que vocês tenham aproveitado ao máximo esta experiência. Espero que tenham aprendido muito e representar a sociedade é um ato muito difícil. A Câmara de Vereadores e Criciúma agradece”, disse o presidente.

 

O coordenado do Câmara Mirim, vereador Aldinei Potelecki (PRB), destacou a importância do legislativo mirim. “O projeto apresenta a essas crianças diversos assuntos importantes na nossa cidade. Realizamos visitas e ações que proporcionaram a eles diversos debates”, explicou o vereador.

 

Requerimentos Mirins

 

A vereadora Aléxia de Macêdo Souza apresentou três requerimentos. O primeiro solicitou se existe a possibilidade da construção de uma rótula no cruzamento das Ruas Sônia Machado da Rosa, Augusto Motta, Martinho Brunelli e Líbano José Gomes, Bairro Mina União “Devido ao grande tráfego de veículos no local solicitamos uma rótula. Diversos acidentes já foram registrados”, explicou a vereadora.

 

Aléxia ainda requereu se existe a possibilidade da pavimentação da Rua Marcolino Maffioletti, Bairro Jardim União. A vereadora também pediu que o  Executivo providencie a restauração do campo de areia localizado na Rua Evanelir Dias, no Bairro Jardim União.

 

Os vereadores requereram conjunto ao Chefe do Poder Executivo Municipal e à Presidente da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (FAMCRI), se existe a possibilidade da construção de cerca de proteção em torno da nascente de água existente no Loteamento Santo André, Bairro São Defende. Além da colocação de lixeiras e placas educativas de conscientização ambiental em toda a extensão da Área de Preservação Permanente (APP) do referido bairro.

 

“Este pedido é sobre uma nascente de água abandonada. Várias áreas foram poluídas, e é preciso deixar aquela região limpa para bem de todos”, explicou o vereador Cauã de Souza dos Santos.

 

Os vereadores ainda solicitaram ao Governador do Estado de Santa Catarina, se existe a possibilidade da aquisição de novas viaturas para a frota do 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma. “A situação das viaturas está precária. Não há veículos suficientes e algumas estão paradas. Precisamos da ajuda do Governador para adquirir as viaturas e esperamos uma resposta”, frisou o presidente Erick Urbano.

 

HOMENAGEM

 

Davino Gava fundador e coordenador da Feira Livre Municipal e do Museu Caetano Sônego, falecido no último dia 25 de julho, foi homenageado por meio de ato solene. A autoria da homenagem foi da vereadora Sthéfany Gava Dalnielski. A esposa esteve presente na sessão para receber a homenagem.

 

Relembre as ações da terceira edição do Projeto Câmara Mirim

 

A terceira edição do Projeto Câmara Mirim teve início em fevereiro deste ano. Ao todo 23 escolas se inscreveram e 5.186 votos foram apurados durante os três dias de eleições. Os 17 vereadores desta legislatura tomaram posse no dia 18 de maio. Já a primeira sessão mirim foi realizada em junho, e contou com a presença do ex-reitor da Unesc, professor doutor Gildo Volpato, que fez uma palestra e desenvolveu dinâmicas com os mirins.

 

Um dos assuntos levantados pelos vereadores ao longo de 2017 foi a segurança pública em Criciúma. Para isso os mirins convidaram o Tenente Coronel Evandro de Andrade Fraga, comandante do 9º Batalhão da Policia Militar para participar de uma sessão ordinária. Os mirins ainda puderam conhecer a estrutura e as ações desenvolvidas pela PM durante uma visita.

 

Ao todo os mirins participaram de sete sessões ordinárias, apresentaram seis indicações, 29 requerimentos, e entregaram três Moções de Aplauso.

 

Além das sessões no Legislativo, em junho, dois vereadores representaram o Câmara Mirim na Audiência Pública da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

 

Em setembro, os jovens parlamentares participaram do 8° Encontro Estadual de Vereadores Mirins, também na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. No mesmo mês os vereadores aprenderam técnicas de oratória, dicção, postura em um curso promovido pela escola do legislativo de Criciúma em parceria com a Alesc.

 

Os vereadores mirins também visitaram o prefeito municipal, Clésio Salvaro e discutiram com o Chefe do Poder Executivo as reivindicações já apresentadas durante as sessões.