Professora é reconhecida por prêmio nacional

Notícias 13/03/2018
Professora é reconhecida por prêmio nacional
Fotos: Clara Fernandes Texto: Comunicação Câmara

A professora Cristiane Dias, escolhida em 13 de julho entre os dez vencedores da 21ª edição do Prêmio Educador Nota 10 – 2018, considerado o mais importante prêmio da Educação Básica do Brasil, foi a homenageada da sessão desta segunda-feira (13/8). Ela recebeu Moção de Aplausos em reconhecimento ao prêmio, uma proposta do vereador Julio Colombo (PSB) e aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

Cristiane Dias é professora de Língua Estrangeira do 9º ano na Escola Pública Estadual Maria José Hulse Peixoto, localizada no Bairro Brasília, em Criciúma. Sua sequência didática, escolhida entre 4.186 projetos inscritos, é denominada “We speak the same language” (Nós falamos a mesma língua) e levou os estudantes a debater imigração com haitianos e ganeses que vieram morar na cidade. Sua ideia de trabalhar o tema com aproximadamente quarenta e cinco alunos do 9º ano surgiu, quando ela se deparou com uma vendedora num shopping da cidade não conseguindo se comunicar com imigrantes ganeses, recém-chegados em Criciúma.

A professora ensinou conteúdos importantes para que as crianças pudessem conversar, interagir e dar informações a quem precisasse. Assim, os estudantes entenderam a importância de uma língua em comum, treinaram o idioma e vocabulário e se sensibilizaram sobre questões como respeito e diversidade.

Cristiane desmitificou a ideia de que não se aprende inglês em escola pública. Utilizando o inglês, a professora Cristiane Dias trabalhou a empatia, respeito e o combate à xenofobia. O resultado foi excelente: seus alunos começaram a ajudar e informar os imigrantes quando solicitados.

Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores da Educação Infantil ao Ensino Médio, coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.

A iniciativa é uma realização da Fundação Victor Civita, através da revista Nova Escola, em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Ao longo de 20 edições, foram premiados 221 educadores, que receberam até hoje dois milhões e seiscentos mil reais.

A cerimônia de premiação que escolhe o Educador do Ano acontecerá no dia 1º de outubro, em São Paulo. O Educador do Ano é contemplado com um prêmio de R$ 15 mil e sua escola com R$ 5 mil. A Professora Cristiane é forte candidata ao prêmio máximo, pois ela participou em quatro edições anteriores, ficando entre as cinquenta melhores em três delas.