Parque cheio para o lançamento do prêmio Minha Foto é Animal

Notícias 30/08/2015
Parque cheio para o lançamento do prêmio Minha Foto é Animal
Fotos: Tairini Fernandes Marcelino Texto: Daniela Savi

Cachorros, gatos, e até uma cabrita foram alguns dos animais vistos na tarde de hoje (30/8) no lançamento do prêmio Minha Foto é Animal, promovido pela Câmara de Vereadores, em parceria com diversas entidades da cidade de Criciúma. Segundo informações da Polícia Militar mais de 1,2 mil pessoas passaram pelo evento, que teve ainda presença de autoridades locais.

Eliane da Silva Matos, moradora do Bairro São Marcos, levou os filhos, e os animais, entre eles a cabrita Ariana, o que chamou a atenção dos que estavam no local. “Faz dez meses que temos a cabrita. Eu adoro animais e meus dois filhos também. Temos cachorro, gato, galinhas e cavalo”, contou ela, que enfeitou com laços e fitas, a mascote da casa. “Eu brinco de correr, dou alimentação. A Ariana é bem boazinha”, disse o pequeno Luiz Henrique, 11 anos.

Quem esteve no parque também pôde conhecer um pouco mais sobre adestramento e aproveitou para brincar com seus animais. Tamiris Bonfim aproveitou para levar o seu vira-lata, o Dior. “Encontramos no centro da cidade, no dia 31 de dezembro do ano passado. Já queríamos adotar um cão”, contou ela, que estava ao lado do namorado e pegando todas as informações sobre alimentação, e novidades no mercado PET.

O promotor Luiz Fernando Ulyssea, ressaltou que esse tema é de preocupação do Ministério Público ao longo do tempo, “tanto que no passado recente participamos da elaboração de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que teve por consequência a criação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)”, comentou.

O promotor ainda salientou que há muito o que se fazer e esta iniciativa fará com que o tema envolvendo os animais volte à tona, avance, uma vez que essa é uma demanda que bate diariamente a porta do Ministério Público (MP). “Nós temos que dar um olhar diferente, envolvendo secretarias de saúde, assistência social, uma vez que o cidadão tem que saber das responsabilidades quando assume um animal, e o Poder Público tem a obrigação de orientar e normatizar desde a questão da adoção até entrega. O MP SC tem um grupo estadual de promotores que atuam na defesa dos animais”, lembrou.

A presidente da subcomissão de Defesa dos Animais, Cristiane Fogliarini, destacou que esse é um projeto pioneiro na cidade. “Nós, da OAB, lutamos pela dignidade da vida como um todo. Acreditamos que a partir de hoje a situação dos animais na cidade irá mudar. Temos a certeza de que iremos acabar com todo descaso existente. Os animais têm direitos e, acima de tudo, merecem o nosso respeito, e nós vamos continuar lutando por eles”.

Georgia Feltrin, presidente da ONG SOS Vira-Lata, também salientou a importância da discussão. “Ficamos felizes quando conhecemos outras pessoas que lutam pelo interesse dos animais. Estamos representando os animais, somos porta-vozes deles. Precisamos combater a violência desses animais”, comentou.

O prefeito Márcio Búrigo parabenizou a Câmara e as entidades. “Temos que zelar e respeitar os animais”, destacou ele, que também tem um animal adotado.

O presidente da Câmara Ricardo Fabris (PDT) disse que a partir de hoje esse debate sobre direito e defesa dos animais começará na cidade. “Temos que definir uma Política Pública de direito e defesa dos animais”, finalizou. Os vereadores mirins, Guilherme Freitas de Jesus, Celina Motta da Silva, Gustavo de Limas, Isabela Just Vanni, Isadora Cândido, Maria Fernandes Borges, e Paulo Henrique Barrichello, também participaram do evento.

Prêmio

O Prêmio de fotografias em defesa dos animais intitulado: “Minha foto é animal” tem por objetivo a sensibilização para o cuidado permanente dos animais, principalmente quando sofrem abandono e maus tratos. Não faz muito tempo que saúde e bem estar dos animais se tornaram preocupações do Poder Público.

O Prêmio fotográfico é composto por duas categorias: Categoria A – Cães; Categoria B – Gatos. Os interessados poderão inscrever suas fotos até 25 de setembro, às 23h 59’, no site da Câmara. Mais informações no site do Legislativo – camaracriciuma.sc.gov.br.

São parceiros: Unesc, OAB, SOS Vira-Lata, SOS Animal, Educador de Cães, PET Campo Agroshop, Planeta Animal – Clínica Veterinária, Super PET Show, e ACIC.