Notícias

Padre Zezinho é homenageado

Notícias 15/08/2017

O padre José Benjamin Cipriano (Padre Zezinho), foi homenageado na Sessão de hoje (15/8) por meio de Moção de Aplauso. A proposta foi do vereador Zairo Casagrande (PSD), e aprovada por unanimidade.

 

Padre Zezinho nasceu em 23 de julho de 1944, na localidade de Rio América, Urussanga, SC. Filho de Benjamin Cipriano  e  Maria da Silva Cipriano, morou com a família no Bairro Mina Brasil, Criciúma. Concluiu o Primeiro e o Segundo Grau (1965 a 1967) em Tubarão, no seminário Nossa Senhora de Fátima.

 

Já aos 13 anos sonhava em ser padre, mas acometido com paralisia nos braços e pernas, se afastou da escola. Quando ainda se recuperava, o Padre Estanislau Cisesk comunicou sua família que o menino estava matriculado no seminário de Tubarão. Terminada a fase de preparação, em Tubarão, seguiu para Curitiba, onde concluiu seus estudos religiosos.

 

Ordenou-se Padre no dia 22 de julho de 1972, na (então) Matriz São José de Criciúma. Rezou a primeira missa no dia seguinte, exatamente no dia em que completava 28 anos.  A primeira missão aconteceu em Laguna, na paróquia Santo Antônio dos Anjos, cidade em que toma posse como Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, no Bairro Magalhães, em 27 de janeiro de 1974.

 

Padre Zezinho é designado para Morro da Fumaça, depois Imaruí e Tubarão (Paróquia de Morrotes). Com a criação da Diocese de Criciúma, pede transferência e assume a Paróquia de Treviso.

 

Em 2004, torna-se pároco em Lauro Müller. Assume a Paróquia de Vila Nova em Içara, em 2007. De 2009 a 2010 foi capelão do Hospital São José em Criciúma, Vigário Paroquial, em Içara (2012 e 2013) e Cocal do Sul (2013 a 2017).

 

Desde fevereiro de 2017 exerce a função de auxiliar na Catedral São José, colaborando na Paróquia de Urussanga aos finais de semana.

 

Padre Zezinho se destaca pela grande obediência e disponibilidade, e hoje, aos 73 anos de idade, é um verdadeiro braço direito da nossa Catedral.

 

“Trouxe amigos, irmãos e sobrinhos. Minha qualidade e defeito se chama paciência. Que deus me de muita saúde para continuar com a minha missão e com meu trabalho”, disse o homenageado.