Mirins pedem quadra de esportes na primeira sessão

Notícias 12/06/2018
Mirins pedem quadra de esportes na primeira sessão
Fotos: Vivian Patricio Texto: Vivian Patrício

O ano Legislativo dos vereadores mirins 2018 iniciou oficialmente nesta tarde (12/06) com a primeira sessão ordinária realizada no Plenário da Câmara de Vereadores de Criciúma. Dentre os discursos, a maior preocupação apontada pelos pequenos parlamentares é a implantação de uma quadra de esporte coberta em suas escolas.

Foram apresentadas, na sessão, duas indicações de autoria da vereadora mirim Ana Flavia Ghedin Rosso. A primeira proposição solicita a cobertura da quadra de esportes da E.M.E.F. Jose Rosso, localizada no Bairro Quarta Linha.

“Em dias de chuva, diversas atividades ficam prejudicadas, como aulas de educação física, ensaios do projeto municipal fanfarra e aulas práticas ao ar livre. Além dessas questões, a escola também deixa de realizar eventos para a arrecadação de verbas, devido à falta de um ambiente coberto adequado”, comenta.

Já a segunda proposição trazida pela parlamentar, pede pavimentação asfáltica na Rua José Giassi, no Bairro Quarta Linha. “Tal medida se faz necessária devido ao excesso de lama que se forma em dias chuvosos, impossibilitando o tráfego de veículos. E esta via é de suma importância, pois contem reservatório da Casan e conecta as Rodovias Jorge Lacerda e Luís Rosso”, salienta.

No horário político, também fizeram o uso da palavra, os vereadores mirins Daniel Silva Rodrigues, Davi Correa da Silva, Emanuel Antunes Roque e Marília Gabriela Fernandes Rodrigues.

Em seu discurso, o parlamentar mirim Daniel Silva Rodrigues solicita a introdução de aulas de musica no currículo escolar dos alunos do ensino fundamental. “O principal objetivo dessa proposta é aumentar a diversidade de aulas do currículo escolar, além de proporcionar maior acesso à cultura”, justifica. Ele também salienta que quer iniciar um projeto para cobrir as quadras das escolas públicas.

O vereador mirim Davi Correa da Silva comentou que hoje foi um importante passo para a formação cidadã, com o propósito de contribuir para o Desenvolvimento do Município de Criciúma. “Acredito que mesmo sendo jovens, poderemos oferecer nossa contribuição para a formação de uma sociedade mais justa e esperançosa em um futuro promissor”, fala.

Davi Correa da Silva estuda em uma escola que é referência no ensino em libras. Portanto, em sua fala, ele pede melhorias pontuais e emergenciais na implantação de sinalização para a comunidade surda. “Cheguei a essa conclusão porque na área da minha escola não há sinalização que identifiquei ali como sendo área escolar ou ainda informando que temos colegas surdos que atravessam a rua na região”, ressalta.

Os parlamentares mirins Emanuel Antunes Roque e Marília Gabriela Fernandes Rodrigues também solicitaram ao Executivo, assim como a vereadora Ana Flavia Ghedin Rosso, a construção de um ginásio ou quadra de esportes coberta.

A próxima sessão mirim ocorrerá no dia 03 de julho de 2018, às 15h, no Plenário do Legislativo.