Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado é homenageado

Notícias 13/11/2017
Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado é homenageado
Fotos: Clara Fernandes Texto: Daniela Savi

O Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado foi homenageado na sessão de hoje (13/11), por meio de Moção de Aplauso de autoria do vereador Zairo Casagrande (PSD), e aprovada por unanimidade. A homenagem foi pelos 20 anos de atividades.

O grupo nasceu em 1997, quando Yonara Marques e Reveraldo Joaquim, então casados há três anos, resolveram dar uma guinada em suas vidas. Mandaram confeccionar uma pequena lona de circo para apresentar teatro de fantoches. O boneco mestre-de-cerimônias chamava-se Revirado. Daí o nome do grupo: Cirquinho do Revirado. As encenações eram, em sua maioria, clássicos da literatura infantil, contados a partir da lógica muito peculiar do Revirado.

No ano de 2001 o grupo realiza a montagem das peças Amor por Anexins e O Sonho de Natanael. Ambas oportunizaram ao Cirquinho uma repercussão em nível nacional, o que gerou mais responsabilidades e, inevitavelmente, uma evolução na qualidade de seus trabalhos.

Daí por diante, o Cirquinho do Revirado participa de vários festivais, editais, projetos de circulação e mostras importantes por todo Brasil, recebendo vários prêmios. Hoje o grupo mantém seis peças em seu repertório e, desde a sua origem, vive exclusivamente do fazer teatral. No ano de 2011 o grupo monta o espetáculo de rua intitulado “JULIA”.

Os objetivos principais do grupo são: a produção e representação das mais variadas vertentes do teatro, não se prendendo a um único estilo, porém, sem jamais perder suas características, seu modo particular de atuar diante de seu público.