Eleições para a Câmara Mirim iniciaram a todo vapor

Notícias 18/04/2018
Eleições para a Câmara Mirim iniciaram a todo vapor
Fotos: Câmara de Vereadores Texto: Câmara de Vereadores

As eleições para o projeto Câmara Mirim do Legislativo de Criciúma estão a todo vapor. Nesta quarta-feira (18/4), o processo eleitoral ocorreu em quatro escolas. Na quinta-feira serão mais cinco, e terminando as votações, na sexta-feira (20/04) serão em mais quatro instituições. No mesmo dia, após o término das eleições, ocorrerá à apuração na sede do Legislativo de Criciúma, às 18h. O Instituto de Pesquisas Catarinense (IPC) é quem ficará responsável pela apuração dos votos.

A coordenadora do projeto Amanda Michelon tens boas perspectivas para este ano. “Embora o número de escolas tenha sido menor, o número de candidatos foi maior, e não apenas o número mínimo para participação. Isso mostra maior engajamento das coordenações e dos seus alunos”, comenta Amanda.

Em sua 4ª edição, a Câmara Mirim conta com 13 escolas inscritas, aproximadamente 4.500 votantes e 52 candidatos. Eleitos, o projeto será composto por 17 vereadores mirins, sendo assegurada uma cadeira de cada sessão legislativa para alunos especiais.

“Outra coisa que achei muito interessante é o fato de que a escola E.M.E.I.E.F. Pascoal Meller apenas se inscreveu por uma iniciativa de um candidato que já havia se candidatado no ano anterior, mas não havia se classificado. Então, através da vontade desse aluno a escola se engajou e tomou as devidas providências para a participação do projeto”, conta a coordenadora do projeto.

A vereadora responsável este ano pelo projeto, Geovana Benedet Zanette (PSDB), ressaltou também a importância do vereador mirim conviver, não apenas no meio legislativo, mas também conhecer como funciona o Poder Executivo da cidade. “É uma forma de levar educação política e também fomentar a criação de novos líderes", enfatiza a parlamentar.

Este ano, o projeto contou com a participação de duas novas escolas, E.M.E.F. Prof. Francisco Skrabski e E.M.E.F. José Rosso.

Confira o dia de eleição em cada escola:

Colégio UNESC

E.E.B. Irmã Edwiges