Décimo ano de projeto A Fantástica Viagem da Turminha do Futuro Rumo ao Mundo do Saber é lembrado

Notícias 08/08/2017
Fotos: Jessica Rosso Texto: Daniela Savi

Os empresários da Associação Criciumense de Transporte Urbano- ACTU: Auto Viação Critur Ltda, Expresso Forquilhinha Ltda, Auto Viação Rio Maina Ltda e Zelindo Trento & Cia Ltda, a autora do projeto Iracema De Lorenzi Cancelier Zomer e a toda equipe, receberam na Sessão de hoje (8/8) Moção de Aplauso, pelo décimo ano do Projeto “A Fantástica Viagem da Turminha do Futuro Rumo ao Mundo do Saber”. Os membros utilizaram o espaço destinado à Tribuna Livre para abordar o projeto e depois receberam a honraria.

O projeto é uma iniciativa dos empresários da Associação Criciumense de Transporte Urbano – ACTU: Auto Viação Critur Ltda, Expresso Forquilhinha Ltda, Auto Viação Rio Maina Ltda e Zelindo Trento & Cia Ltda. e atende crianças do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, de 7 a 10 anos, das escolas municipais, estaduais e particulares de Criciúma.

Com dez anos de percurso, a fantástica viagem da Turminha do Futuro Rumo ao Mundo do Saber construiu história para Criciúma. Seu objetivo é “levar às crianças uma mensagem clara de respeito às pessoas, ao meio ambiente, aos bens públicos e alimentá-las com a firme esperança de que podemos construir um futuro melhor para nós e nossos filhos”.

Os conteúdos específicos do estudo do município são abordados na íntegra – porém fora do contexto da sala de aula convencional, buscando-se aos se desenvolverem de forma inovadora, ampliando o potencial motivacional e de aprendizagem dos educandos e fixar conhecimentos transmitidos na escola.

Um ônibus chamado Amarelinho transporta as crianças ao Mundo do Saber. Esse ônibus é um meio de transporte, mas ao mesmo tempo, agente de turismo, promotor de aventuras, um meio de criar sonhos. As crianças percorreram o município, conheceram a natureza, o ambiente e demais aspectos do mundo físico. O conhecimento da cidade com suas interações humanas, econômicas, políticas e sociais. Instituições públicas, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Fórum, etc. E, se ela aprender o Saber é justo que se torne um cidadão responsável e fará o bem para a comunidade.

Usa a metodologia inovadora de aulas vivas: vendo, ouvindo, perguntando, tocando e pensando. Cabe salientar que o projeto recebeu merecimento público em nível estadual, nacional e internacional:

• 2008 - Prêmio Empresa Cidadã - ADVB Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil – Categoria Socioambiental – Santa Catarina

•  2008 - Bienal ANTP de Marketing - Associação Nacional de Transporte Público – Nacional

• 2011 - Premio Ser Humano - Categoria Projeto Social - ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos – Nacional

• 2011 – Apresentação do Projeto a Educadores Italianos – Longarone, Vêneto, Itália

• 2012 – Finalista entre os 12 melhores Projetos Brasileiros