Notícias

Cronograma de manutenção de reparos de fios e cabos arrebentados é indagado

Notícias 20/03/2017
Cronograma de manutenção de reparos de fios e cabos arrebentados é indagado
Fotos: Jessica Rosso Texto: Daniela Savi

O vereador Aldinei Potelecki (PRB) está solicitando, por meio de proposição, informações à Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina S/A, para que informe se existe um cronograma para manutenção e reparo destes fios e cabos arrebentados dos postes.

“Quem autoriza e coordena estas instalações de fios? Com a privatização do serviço de telefonia e as muitas fusões das empresas da área, além da evolução tecnológica, da utilização em larga escala da fibra óptica e do compartilhamento de redes, toda essa fiação é mesmo necessária? Qual o tempo que as empresas responsáveis pelos fios e cabos arrebentados em vias públicas deste município necessitam para realizarem os reparos nos mesmos e quais destes serviços já estão organizados fazendo uso da fiação subterrânea?”, questionou.

Ele destacou que a região de Criciúma tem um alto índice de colisão de veículos em postes, com grande número de postes com fios e cabos caídos nas vias, ocasionando acidentes devido aos fios energizados. “Ressalto: como os fios de energia elétrica, a estrutura da telefonia, TV a cabo e as demais estão compartilhadas no mesmo poste, não se tem como mensurar, quando estes fios estão soltos (após acidentes ou não) estão liberando energia ou não”, disse. A proposição foi aprovada por unanimidade.