Comissão de Obras avalia trabalhos da rede de esgoto do Bairro Próspera

Notícias 15/12/2014
Comissão de Obras avalia trabalhos da rede de esgoto do Bairro Próspera
Fotos: Daniela Savi Texto: Daniela Savi

Vereadores que fazem parte da Comissão de Obras do Legislativo estiveram na tarde de hoje (15/12) em reunião com técnicos das empresas Itajuí e Iguatemi, além de representantes da prefeitura e da Casan, para abordar os trabalhos executados na segunda etapa das obras de esgotamento sanitário na Grande Próspera.

Conforme Vilmar Bonetti, superintendente da Casan, 70% da rede coletora já foi executada. “No final da obra uma vistoria geral será feita nos locais por onde passaram as obras. Estamos, no momento, trabalhando em uma área complicada no sentido de pavimento, já que as vias são antigas, o que ocasiona dificuldades na recomposição”, disse.

Em virtude de final de ano, a empresa Itajuí fará recesso a partir de 20 de dezembro, mas todas as valas abertas para a colocação da rede serão fechadas durante esta semana, antes do recesso. Os serviços retornam dia 7 de janeiro, e a previsão é de que dia 12 de janeiro começam as obras da Rua Osvaldo Pinto da Veiga (que fica nas proximidades da Praça da Chaminé). Desvios já estão sendo articulados, para evitar tanto transtorno aos motoristas e pedestres.

A intervenção nesse trecho, conforme o engenheiro Carlos Alberto Barata, gestor executivo do Fundo Municipal de Saneamento Básico (Funsab), vai ocorrer nesta data para evitar transtornos aos comerciantes em virtude do final do ano. Segundo ele, esse trecho, representa 30% da obra, e são os mais difíceis, pois muitas vias estão bastante danificadas por serem ruas que passam a rede de gás, de telefonia, de água, e de esgoto pluvial. Intenção é de que os trabalhos sigam até o mês de março.

Ele também ressaltou que um aditivo para recomposição total da via já foi solicitado à Casan e a Prefeitura está à espera da resposta para assim autorizar o início das obras.

“A obra é importante pela qualidade de vida, e os benefícios serão muito, mas muitas reclamações nos chegam, principalmente em relação a demora na recuperação de ruas e na recolocação de calçadas ”, disse o presidente da Comissão, vereador Tita Belloli (PMDB). Também participaram os vereadores Camila Nascimento (PSD), Paulo Ferrarezi (PMDB) e Toninho da Saúde (PMDB).