Câmara Mirim: Eleições começam nesta quarta e vão envolver mais de cinco mil eleitores

Notícias 04/04/2017
Fotos: Câmara Criciúma Texto: Daniela Savi

As escolas que se inscreveram no projeto Câmara Mirim do Legislativo de Criciúma vão estar mobilizadas para escolher quem será o candidato ou a candidata que irá representar a instituição de ensino neste trabalho que envolve 20 educandários. Nesta semana, de quarta (5/4) a sexta-feira (7/4), vai ocorrer às eleições mirins nas instituições inscritas, das 9 às 16h, e vai envolver 5.723 eleitores e 83 candidatos.

“Esse trabalho é uma forma de aproximar ainda mais a Câmara das crianças, dos adolescentes, dos pais, da comunidade e, consequentemente, fazer com que conheçam como funciona a Casa”, enfatizou o vereador Aldinei Potelecki (PRB), que este ano é o responsável pelo projeto Câmara Mirim, que está na sua terceira edição.

“A eleição será nas próximas escolas, onde serão eleitos os Vereadores Mirins, que serão 17 ao todo. A apuração dos votos será no SISERP (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma), com a presença de professores, pais e alunos das escolas, ainda na sexta-feira. O IPC (instituto de Pesquisa Catarinense) é que fará os trabalhos de apuração, a partir das 18h. Os nomes dos candidatos serão conhecidos ainda na noite de sexta-feira”, lembrou o vereador.

A coordenadora do projeto, Juliana Cechinel Ronsoni, destacou o papel de divulgação dos candidatos em sua campanha. “É papel deles, estarem passando nas salas de aula para falar de suas propostas, transmitir ideias, captar votos. Também vamos contar com uma equipe do Legislativo que vai auxiliar nos três dias de eleição e na apuração dos votos, na sexta-feira”, comentou Juliana.

Eleitos e diplomados em sessão específica para este fim, os Vereadores Mirins poderão apresentar propostas e defender as suas ideias por intermédio de requerimentos e indicações.

O objetivo do programa, que é destinado aos alunos do 5º ao 8º anos do Ensino do Município de Criciúma, é promover a interação entre a Câmara Municipal de Criciúma e o estabelecimento de ensino, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação da sua cidadania. Mais informações no site camaracriciuma.sc.gov.br e no facebook.com/camaracriciuma. Na última semana, reunião com as diretoras, também foi realizada, para repassar todas as informações do processo eleitoral.

Quarta-feira

E.M.E.I.E.F. Adolfo Back (Jardim União)

E.M.E.I.E.F. Pascoal Meller (Santa Augusta)

São Bento (Centro)