Câmara cobra agilidade para retomada dos trabalhos do Banco de Olhos

Notícias 08/10/2015
Câmara cobra agilidade para retomada dos trabalhos do Banco de Olhos
Fotos: Câmara de Vereadores Texto: Daniela Savi

Os vereadores estiveram reunidos na tarde de hoje (8/10) com o secretário de Obras, André de Lucca. Na pauta, e retomada do Banco de Olhos na cidade de Criciúma. Conforme informações repassadas aos edis, já está em fase de processo licitatório para adequação da sala, no Hospital Materno Infantil Santa Catarina. “O secretário mencionou que amanhã vai encaminhar um engenheiro para verificar as adequações junto ao processo licitatório. Além disso, vamos ficar atentos quanto aos valores depositados. Sabemos que tem cerca de R$ 297 mil na conta, mas temos informações de que foi liberada também uma verba de R$ 357 mil em setembro de 2013, pelo Governo do Estado”, comentou a vereadora Tati Teixeira (PSD).

Na próxima semana uma Comissão formada por parlamentares vai estar reunida com técnicos da prefeitura para acompanhar o processo licitatório. Estiveram presentes na reunião os vereadores, Tita Beloli (PMDB), Vanderlei Zilli (PMDB), Julio Colombo (PP), Júlio Kaminski (PSDB), e Dr. Mello (PT).

Conforme dados repassados pelo membro da Cruz Vermelha, e vice-presidente do Banco de lhos, Almir Fernandes, já foram realizadas mais de mil captações de córneas nos últimos anos, fazendo com que a cidade seja referência e recordista nacional na captação de córneas. “Há 15anos, com a parceria do IML, Polícia Civil e Cruz Vermelha, o Banco de Olhos realizou várias captações, que resultaram em mais de 1000 transplantes de córneas, sendo que somente no segundo semestre de 2010 viabilizou 56 transplantes, sendo considerado um recorde nacional”, disse Fernandes. Desde então, conforme ele, já foram realizadas audiências, reuniões com diversas entidades, e secretários.