Audiência pública debate situação dos prédios públicos de Criciúma

04/10/2017 Audiência pública debate situação dos prédios públicos de Criciúma
Fotos: Câmara Criciúma Texto: Clara Fernandes

Audiência pública debate situação dos prédios públicos de Criciúma

Por sugestão do vereador e presidente da Comissão de Obras Daniel Freitas (PP) aconteceu nesta quarta-feira, 4, no Salão Jorge Zanatta, na Acic, a audiência pública para discutir a respeito da restauração, manutenção, preservação e os sistemas de segurança dos prédios públicos tombados de responsabilidade do Município de Criciúma. Os vereadores Ademir Honorato, Alisson Pires, Julio Colombo, Júlio Kaminski, Miri Dagostin, Salésio Lima e Zairo Casagrande também estiveram presentes.

Participaram da audiência pública o promotor de Justiça, Luiz Fernando Góes Ulysséa, o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Serginho Zappelini, o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Criciúma (Comccri), Maxwell Sandeer Flor, a ex-presidente da FCC, Iara Gaidzinski, o médico Henrique Packter, primeiro presidente da FCC, o tenente do 4ª Batalhão de Bombeiros Militar de Criciúma, Samuel Ambrósio e a jornalista, Joice Quadros. Representantes dos cursos de Ciências Biológicas e História da Unesc, Conselho de Arquitetura de Santa Catarina e membros dos movimentos culturais do município, também estiveram no encontro.

O atual presidente da Fundação Cultural de Criciúma falou sobre a trajetória para a reconstrução do Centro Cultural Jorge Zanatta, recentemente atingido por um incêndio, e motivação para esta reunião ocorrer. “Nós precisamos que toda a comunidade esteja conosco para lutar pela cultura, por esta causa”, conta Serginho Zappelini.

Para o representante do Ministério Público inúmeros órgãos deixam de obter verbas por falta de informação. “As vezes os municípios deixam de conseguir recursos por estarem adequados as questões legais”, destaca o promotor de Justiça, Luiz Fernando Góes Ulysséa.

“Falta a gestão de todo o processo cultural de Criciúma”, aponta o Daniel Freitas (PP). “Este é o ponto inicial, nos próximos dias estaremos organizando para contribuir para a elaboração de um plano mais detalhado e que contemple de forma global a cultura de Criciúma”, complementa.

Encaminhamentos

- Criação do Fundo de Cultura;

- Instalação do Conselho Municipal de Turismo e criação de uma taxa de turismo;

- Será encaminhada uma reunião com o prefeito Clésio Salvaro para definir a forma que o Centro Cultural Jorge Zanatta vai ser recuperado;

- Sugestão para incluir a Câmara de Vereadores no Conselho Municipal de Cultura;

- Instauração de Comissão Técnica de Avaliação dos Bens Tombados;

- Profissional para atuar no Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Todos os pedidos serão protocolizados no Legislativo e encaminhados para os órgãos competentes.