Câmara Municipal de Criciúma

MOÇÃO N° 51/2017

Excelentíssimo Senhor Presidente,
Senhores(as) Vereadores(as),

REQUER-SE à Mesa, ouvido o Plenário e na forma regimental, o envio de expediente ao Centro de Educação Infantil Municipal Umberto Cesa da presente Moção de Aplauso, conforme segue:

A Câmara Municipal de Criciúma, por meio de seus Vereadores, vem a público aplaudir o Centro de Educação Infantil Municipal Umberto Cesa pelos 60 anos de atividades.

O CEIM Umberto Cesa foi fundado em março de 1957, na zona rural de Criciúma, num prédio alugado de propriedade de José Manenti. Em 1962, agora com sede própria, se muda para o terreno do doador Otavio Zanivam.  No ano de 1974, Luiz Zanette Neto doou novo terreno, sendo construída a atual escola num prédio de alvenaria, já com uma sala de aula equipada com mobiliário novo, uma cozinha, dois sanitários e uma área coberta, possuindo instalações elétricas adequadas.

A primeira professora foi a senhora Maria Lenir Costa, que além de atender os alunos pedagogicamente, ainda fazia a merenda escolar e cuidava da limpeza. Eram turmas multisseriadas na época - somente ensino fundamental, atendendo os filhos de agricultores, que zelavam pelo espaço escolar, lutando por ensino de qualidade para os filhos, porque para eles (pais) era muito importante ter um estudo, uma profissão.

Foram anos bem difíceis, pois os alunos iam para a escola a pé e moravam distantes.  A proposta pedagógica era voltada para o estudo da Língua Portuguesa, Matemática, Ciência e Cultura. De acordo com os registros antigos, a prática pedagógica era bem simples, conteúdo básico, método tradicional.

Em 2004 foi implantada a educação infantil, uma exigência da comunidade. A partir daí, o CEIM Umberto Cesa começou a crescer e a escrever uma nova história.

Célia Topanotti Lima Valim assumiu a direção da instituição em 2005. Ela era professora das turmas multisseriadas (1ª a 4ª serie) e cuidava do pedagógico e do administrativo. A escola entendeu, nessa época, que é por meio das interações com o meio social que as crianças se desenvolvem. O parque infantil recebeu especial atenção, junto com área externa, sendo iniciado o projeto de educação ambiental que existe até hoje.

Em 2007, houve grande reforma, com o acréscimo de uma sala de sala, sala da direção e área coberta ampliada; os banheiros foram construídos dentro da sala. Foi uma verdadeira revolução no bairro. Nova ampliação sete anos depois - em 2015 a escola deixa de atender o Ensino Fundamental passando a atender somente a Educação Infantil, passando de escola para centro de educação infantil em tempo integral - atendendo crianças de dois a seis anos dos bairros Capão Bonito, Sangão e arredores, oferecendo  uma educação de qualidade.

Atualmente o CEIM atende sessenta crianças em tempo integral.

Ante o exposto, ouvido o Plenário e atendidas as formalidades regimentais, requeremos, que fique constando na ata desta Sessão Legislativa, Moção de Aplauso ao Centro de Educação Infantil Municipal Umberto Cesa, enviando-lhe cópia, com nossos cumprimentos.

Sala das Sessões, 20 de novembro de 2017.

Vereador: Julio Cezar Colombo                      Partido: PSB

ID 5066

ENVIADA ÀS COMISSÕES EM ____/___/_____

APROVADA POR ________________________

REJEITADA POR ________________________

EM _____/____/____          _________________

MOÇÃO N° 51/2017

Excelentíssimo Senhor Presidente,
Senhores(as) Vereadores(as),

Atualmente o CEIM atende sessenta crianças em tempo integral.

Sala das Sessões, 20 de novembro de 2017.

Vereador: Julio Cezar Colombo                      Partido: PSB

ID 5066

Como votou cada vereador

Movimentações

Finalizado 12 Dec 2017 13:13
Arquivado.
Prazo: 18/12/2017
Encaminhado 11 Dec 2017 17:42
Arquiva-se
Prazo: 12/12/2017
Destinatário: Arquivo
Recebido na Entidade Externa 11 Dec 2017 17:42
Entregue em mãos ao destinatário
Prazo: 22/01/2018
Encaminhado 30 Nov 2017 14:19
Para entrega ao destinatário.
Prazo: 06/12/2017
Destinatário: Transporte
Encaminhado para Entidade Externa 30 Nov 2017 14:18
Centro de Educação Infantil Municipal Umberto Cesa.
Encaminhado 30 Nov 2017 13:58
Assinado. A secretaria para providências.
Prazo: 06/12/2017
Encaminhado 29 Nov 2017 14:36
Elaborado o Ofício Presi nº 774/17, encaminha-se para assinatura.
Prazo: 30/11/2017
Destinatário: Gabinete da Presidência
Encaminhado para Entidade Externa 29 Nov 2017 13:31
Prefeitura Municipal.
Encaminhado 28 Nov 2017 20:43
Aprovada, em única discussão e votação, por unanimidade, em 28.11.17.
Prazo: 29/11/2017
Encaminhado 28 Nov 2017 14:53
Para leitura em plenário.
Prazo: 29/11/2017
Destinatário: Consultoria Técnica