Câmara Municipal de Criciúma

Proposição Moção Nº 26/2018

Dados do Documento

1. Ementa
    Moção de Aplauso “in memoriam” à Maria Luiza Léssa Matos, por sua vida dedicada à inclusão dos cadeirantes na sociedade.
  2. Prazo
    20/09/2018

ENVIADA ÀS COMISSÕES EM ____/___/_____

APROVADA POR ________________________

REJEITADA POR ________________________

EM _____/____/____          _________________

MOÇÃO N° 026/2018

Excelentíssimo Senhor Presidente,
Senhores (as) Vereadores (as),

REQUER-SE à Mesa, ouvido o Plenário e na forma regimental, o seguinte:

A Câmara Municipal de Criciúma, por meio de seus Vereadores, vem por meio desta Moção de Aplauso “in memoriam” homenagear Maria Luiza Léssa Matos por sua vida dedicada à inclusão dos cadeirantes na sociedade.

Maria Luiza Léssa Matos nasceu em Araranguá em 17 de maio de 1940. Veio para Criciúma em 1960, já casada com Adão Matos, com quem teve quatro filhos, onze netos e quatro bisnetos. Sempre trabalhou como costureira e dona de casa. Aos trinta e três anos, ficou paraplégica devido a uma cirurgia de urgência para retirada de um tumor na medula. Adaptou-se à nova realidade e, apesar de suas limitações, continuou trabalhando como costureira e cuidando da educação de seus filhos.

Nunca se deixou abalar. Muito pelo contrário, encontrou forças, virou o jogo. Considerada uma pessoa de alto astral, sempre prestativa, conselheira e amiga de todos, em 2006 recebeu o convite para participar da Associação Vida Ativa São José, sendo eleita presidente desta Associação. Em dois mandatos, se destacou pelo trabalho de ajuda, readaptação e inclusão dos cadeirantes na sociedade.

Tornou-se uma referência pela capacidade de liderança, na busca de recursos e parcerias, com a Cruz Vermelha, Câmara de Deputados, Prefeituras, câmaras de vereadores, Ministério Público, Unesc, organizações não governamentais, empresas privadas, voluntários e com toda a sociedade.

Dentre suas conquistas estão: local para a sede da instituição junto à Cruz Vermelha, inauguração da sala de Fisioterapia, veículo próprio para transporte dos cadeirantes, fisioterapeuta todos os dias da semana, convênio com Unesc e estudantes de fisioterapia, verbas estaduais e municipais para manutenções e aquisições de equipamentos, encaminhamentos ao Hospital Sarah Kubitschek em Brasília/DF, visitas e apoio aos lesados medulares e suas famílias e comemorações festivas com objetivo de integração e inclusão, tornando a Associação Vida Ativa São José referência e modelo para toda região.

Maria Luiza Léssa Matos participou da implantação do projeto “Praia Acessível”, que disponibilizou duas cadeiras anfíbias para os cadeirantes tomarem banho de mar, projeto que acontece desde 2014 nos balneários Rincão e Arroio do Silva, o que permitiu à ela tomar banho de mar após 41 anos em cadeira de rodas.

Criou o bloco dos cadeirantes, que desfila na Escola de Samba Unidos do Arroio, no Carnaval do Balneário Arroio do Silva. Incluiu a Associação Vida Ativa São José nos desfiles do dia 7 de Setembro, através de um bloco de cadeirantes onde também desfilava.

Em 2016, participou da organização e desfilou no primeiro “Desfile de moda inclusiva”, evento destaque na região com participação de cadeirantes nas passarelas. Sua principal luta sempre foi em prol dos cadeirantes, para que eles tenham seus direitos respeitados como qualquer cidadão, amenizando um pouco a dor destas pessoas.

No dia 31 de março de 2016, recebeu a homenagem de “Mulher do Ano”, ação oferecida pela Câmara Municipal de Vereadores de Criciúma. Maria Luiza Léssa Matos amava a vida e priorizava muito a família. Foi uma mulher guerreira e, apesar das adversidades, nunca desistiu.

Com sua sabedoria e perseverança nos mostrou que é possível sim quando queremos e temos fé, basta querer e acreditar. Ela faleceu em 1º de setembro de 2017, em Criciúma e foi sepultada em Araranguá, sua terra natal.

Ante o exposto, ouvido o Plenário e atendidas as formalidades regimentais, requeremos que fique constando na ata desta Sessão Legislativa, Moção de Aplauso “in memoriam” a Maria Luiza Léssa Matos.

Sala das Sessões, 28 de agosto de 2018.

Vereador: Julio Cezar Colombo                        Partido: PSB

ENVIADA ÀS COMISSÕES EM ____/___/_____

APROVADA POR ________________________

REJEITADA POR ________________________

EM _____/____/____          _________________

MOÇÃO N° 026/2018

Excelentíssimo Senhor Presidente,
Senhores (as) Vereadores (as),

REQUER-SE à Mesa, ouvido o Plenário e na forma regimental, o seguinte:

Sala das Sessões, 28 de agosto de 2018.

Vereador: Julio Cezar Colombo                        Partido: PSB

Prazo: 02/10/2018
Destinatário: Arquivo
Recebido na Entidade Externa 01 Oct 2018 15:55
Entregue em mãos ao destinatário
Prazo: 12/11/2018
Encaminhado 05 Sep 2018 16:36
Segue, para entrega ao destinatário.
Prazo: 11/09/2018
Destinatário: Transporte
Encaminhado para Entidade Externa 05 Sep 2018 16:35
Prefeitura Municipal.
Encaminhado para Entidade Externa 05 Sep 2018 16:34
Sr. Fábio Mattos.
Encaminhado 05 Sep 2018 14:49
Assinado. A secretaria para providências.
Prazo: 11/09/2018
Encaminhado 04 Sep 2018 14:46
Elaborado o Ofício Presi nº 529/18, encaminha-se para assinatura.
Prazo: 05/09/2018
Destinatário: Gabinete da Presidência
Encaminhado 03 Sep 2018 19:34
Aprovada por unanimidade, em única discussão e votação, em 03.09.2018.
Prazo: 04/09/2018
Encaminhado 30 Aug 2018 17:38
Encaminhado para leitura e aprovação em Plenário.
Prazo: 31/08/2018
Destinatário: Consultoria Técnica