Câmara Municipal de Criciúma

Proposição Moção Nº 16/2018

Dados do Documento

1. Ementa
    Moção de Aplauso ao Pastor João Ceno Ohlweiler, como reconhecimento a sua Jubilação
  2. Prazo
    04/07/2018

ENVIADA ÀS COMISSÕES EM ____/___/_____

APROVADA POR ________________________

REJEITADA POR ________________________

EM _____/____/____          _________________

MOÇÃO N° 016/2018
Excelentíssimo Senhor Presidente,
Senhores (as) Vereadores (as),

REQUER-SE à Mesa, ouvido o Plenário e na forma regimental, envio de Expediente ao Pastor João Ceno Ohlweiler, da presente Moção de Aplauso, conforme segue:

A Câmara Municipal de Criciúma, por meio de seus Vereadores, vem a público aplaudir o Pastor João Ceno Ohlweiler, como reconhecimento a sua Jubilação.

João Ceno Ohlweiler nasceu no oeste catarinense, em 1942, na localidade de Linha Catres, em Porto Novo (hoje Itapiranga). Descendente de imigrantes alemães, começou a trabalhar muito cedo, ajudando o pai. Aos 15 anos, arranjou emprego num armazém de secos e molhados, onde trabalhou durante dez anos. Por influência de um dos sócios, Leopoldo Trennepohl, passou a tomar gosto pela leitura da Bíblia mesmo antes de se converter.

Ele e a esposa aceitaram a Jesus no mesmo dia, o que lhes custou a rejeição da família, de ambos os lados, e o desprezo da comunidade luterana de Cunha Porã. Quando o armazém em que trabalhava fechou, teve de procurar emprego em Palmitos, conseguindo uma vaga de vendedor. Foi consultado pelo pastor Nirton dos Santos sobre a possibilidade de ingressar no ministério. A chamada se confirmou, e no dia 1.° de julho de 1971, na condição de presbítero, assumiu a Assembleia de Deus de Pinhalzinho. Antes de completar um ano ali, foi transferido para Pomerode, em razão da necessidade que tinha a igreja ali de alguém que falasse alemão. Ficou em Pomerode até 1978, quando foi transferido para Ibirama. Essa mudança, entre outras coisas, facilitou o tratamento de saúde de sua esposa, irmã Norma, que na época necessitava de constantes consultas e exames que só eram realizados em Blumenau.

Ibirama marcou de maneira muito positiva o seu ministério, pois no período de quase cinco anos em que permaneceu ali foi ordenado evangelista e depois pastor, em 1983. Essa foi a primeira igreja em que ele trabalhou na condição de pastor-presidente. Em 1989, assumiu a presidência da Assembleia de Deus em Indaial e em 1991 foi transferido para Rio do Sul. Nesse meio-tempo, em 1990, foi empossado como vice-presidente da Caixa de Evangelização.

Em 1993, foi designado para a presidência da Assembleia de Deus em Caçador, igreja que pastoreou durante catorze anos. Foi determinada a sua mudança para Jaraguá do Sul, no entanto a igreja se recusou a deixá-lo sair. Percebendo que a mudança não era mesmo da vontade de Deus, a Convenção voltou atrás e permitiu que ele ficasse em Caçador.

Em 2005 assumiu a presidência da Caixa de Evangelização, a CEADESCP e em 2006, quando morreu o pastor Valmor Batista, presidente da Assembleia de Deus em Joinville, assumiu a presidência de Criciúma, com a responsabilidade de continuar o trabalho do pastor Arcelino.

Mais uma vez Deus demonstra seu apreço para com o pastor Ceno, no qual o mesmo fez a igreja crescer vertiginosamente. Em Criciúma, foram inúmeras construções, ampliações de templos, casas pastorais, e aquisições de terrenos e casas, no qual destaca-se a compra de um prédio na área central da cidade, para ali abrigar a escola teológica. Após uma grande reforma, hoje o prédio abriga as instalações do ITEC (Instituto Teológico de Educação Cristã), com capacidade para 200 alunos. Destaca-se o constante investimento na evangelização que Criciúma tem feito, através de um canal próprio de televisão. O Pastor João Ceno assume em 2011 a presidência da CIADESCP - Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná, cargo que ocupou com excelência e dedicação até julho de 2017.

Em fevereiro de 2018, o pastor João Ceno então passa a presidência da Igreja Assembleia de Deus de Criciúma ao pastor Roberto Ohlweiler, encerrando assim seu ofício de pastor presidente, o qual ocupou por mais de 34 anos.

Ante o exposto, ouvido o Plenário e atendidas as formalidades regimentais, requeremos, que fique constado na ata desta Sessão Legislativa, Moção de Aplauso ao  Pastor João Ceno Ohlweiler  pela sua Jubilação,  enviando-lhe cópia, com nossos cumprimentos.

Sala das Sessões, 12 de junho de 2018.

Vereador: Pastor Jair Alexandre                                            Partido: PSC

ID 6206

ENVIADA ÀS COMISSÕES EM ____/___/_____

APROVADA POR ________________________

REJEITADA POR ________________________

EM _____/____/____          _________________

MOÇÃO N° 016/2018
Excelentíssimo Senhor Presidente,
Senhores (as) Vereadores (as),

Sala das Sessões, 12 de junho de 2018.

ID 6206

Prazo: 25/06/2018
Destinatário: Arquivo
Recebido na Entidade Externa 22 Jun 2018 16:34
Entregue em mãos ao destinatário
Prazo: 03/08/2018
Encaminhado 21 Jun 2018 18:33
Para entrega ao destinatário.
Prazo: 27/06/2018
Destinatário: Transporte
Encaminhado para Entidade Externa 21 Jun 2018 18:32
Pastor João Ceno Ohlweiler.
Encaminhado 21 Jun 2018 15:18
Assinado. A secretaria para providências.
Prazo: 27/06/2018
Encaminhado 20 Jun 2018 16:01
Elaborado o Ofício Presi nº 354/18, encaminha-se para assinatura.
Prazo: 21/06/2018
Destinatário: Gabinete da Presidência
Encaminhado 19 Jun 2018 22:09
Aprovada por unanimidade, em única discussão e votação, em 19.06.2018.
Prazo: 20/06/2018
Encaminhado 13 Jun 2018 13:29