Câmara Municipal de Criciúma

Projeto PDL Nº 09/2017

Dados do Documento

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO PDL/Nº 09/2017

Concede título honorífico de Cidadania Honorária a Maria de Lourdes Pedro Mastella.

Art. 1º Fica concedido o título honorífico de Cidadania Honorária a Maria de Lourdes Pedro Mastella, pelos relevantes serviços prestados ao Município.

Art. 2° Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

Excelentíssimo Senhor Presidente,

Senhores (as) Vereadores (as):

Este projeto de decreto legislativo visa a homenagear Maria de Lourdes Pedro Mastella, com o título honorífico de Cidadania Honorária, pelos relevantes serviços prestados ao Município.

Conforme biografia anexa, em síntese, Maria de Lourdes Pedro Mastella, conhecida carinhosamente por Lurdinha Mastella, filha de Adão Martiliano Pedro e Júlia Crescêncio Pedro, nasceu em 17 de junho de 1950, na localidade de Ilhas, município de Araranguá.

Em 1951, a família passou a residir neste Município; primeiro, no Distrito de Rio Maina e, posteriomente, na década de 1960, no Bairro Cidade Mineira Nova, local este onde vive até hoje.

Com uma educação pautada na religiosidade e nos bons costumes, Lurdinha iniciou neste bairro sua missão pastoral, onde conheceu Altanir Mastella, com quem se casou e teve três filhos.

Trabalhou na Escola Irmã Edvirges do Bairro Mina União, conciliando seus estudos. Após formação, com muita luta e dedicação, no curso de auxiliar de enfermagem do Cedup, integrou o quadro de servidores da Secretaria Municipal de Saúde, iniciando os trabalhos no posto de saúde do Bairro Cidade Mineira Nova e depois na Policlínica Municipal – PAM. Também exerceu atividades no Hospital São José, conciliando, ainda, suas ações sociais. Implantada as vacinas BCG e Hepatite, bem como coleta de sangue à vácuo e teste do pezinho, neste Município, por possuir cursos destes, foi a primeira vacinadora e auxiliar de coleta.

No Bairro Progresso, trabalhou como vacinadora por dez anos, fundando a Pastoral da Criança e eleita Presidente da Associação de Moradores, declinando, para atuar como secretária e proferir palestras à comunidade. Por quatorze anos, prestou atividades na Unidade de Saúde do Bairro Santa Luzia, até sua aposentadoria. Com cinquenta e quatro certificados em sua área de atuação, realizou especialização em projetos sociais e cursa, atualmente, curso de pós-graduação em Saúde Mental.

Em ações voluntárias/sociais, destacam-se: distribuição de leite às crianças; serviços pastorais nas igrejas; vocalista do Ministério de Música e Paz; samaritana no Hospital São João Batista; doação de cestas básicas, roupas, enxovais; cessão de sua casa e auxílio ao Programa Olha o Peixe e a um médico que prestava atendimento gratuito à comunidade.

Diante do exposto, por sua dedicação, solicito a respectiva apreciação, na certeza de que após o trâmite regular, será ao final deliberado e aprovado na forma regimental.

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO PDL/Nº 09/2017

Art. 2° Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

Excelentíssimo Senhor Presidente,

Senhores (as) Vereadores (as):

Como votou cada vereador

Salésio Lima

Júlio César Kaminski

Antonio Manoel

Movimentações

Finalizado
Finalizado 30 Nov 2017 13:11
Arquivado.
Prazo: 06/12/2017
Encaminhado 27 Nov 2017 16:32
Expedido Decrete e publicado, arquive-se.
Prazo: 01/12/2017
Destinatário: Arquivo
Encaminhado 21 Nov 2017 22:45
Aprovado por unanimidade, em Sessão Secreta realizada no dia 21.11.17.
Prazo: 27/11/2017
Destinatário: Secretaria
Encaminhado 21 Nov 2017 14:25
Pela aprovação encaminha-se ao plenário.
Prazo: 30/11/2017
Destinatário: Consultoria Técnica
Encaminhado 16 Nov 2017 15:49
Pela aprovação, encaminha-se à Comissão de Fiscalização, Controle e Orçamento.
Prazo: 27/11/2017
Destinatário: Comissão de Fiscalização, Controle e Orçamento
Encaminhado 07 Nov 2017 13:17
Pela aprovação, encaminha-se à Comissão de Educação.
Prazo: 13/11/2017
Destinatário: Comissão de Educação, Esporte, Turismo e Cultura
Encaminhado 31 Oct 2017 14:05
Pela legalidade e constitucionalidade encaminhe-se à Comissão de Obras.
Prazo: 06/11/2017
Destinatário: Comissão de Obras, Transporte, Indústria, Comércio, Abastecimento, Meio Ambiente, Agricultura, Trabalho e Segurança Pública
Encaminhado 27 Oct 2017 15:36
Com parecer pela legalidade e constitucionalidade.
Prazo: 07/11/2017
Destinatário: Comissão de Constituição, Justiça e Redação
Encaminhado 25 Oct 2017 13:30
Lido em plenário, em 24.10.17.
Prazo: 03/11/2017
Destinatário: Assessoria Jurídica
Encaminhado 24 Oct 2017 15:34
Para leitura em plenário.
Prazo: 02/11/2017
Destinatário: Consultoria Técnica